PARCERIAS (1).png

Bem vinda, Bem vindo e Bem vinde a nossa 85ª Semana Brasileira de Enfermagem da Bahia

 

Neste ano de 2024,  investimos na modalidade híbrida para potencializarmos trocas e fomentar um rico debate sobre os temas relevantes para a enfermagem baiana, de modo a integrar programações existentes em cada uma das instituições e também com a própria programação da ABEn Nacional.

 

A gente se encontra!

 

    A 85ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) é uma realização da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que acontece anualmente no âmbito nacional, mas com uma programação que integra atividades no âmbito da rede (cada seção estadual), assim como instituições locais de ensino e de serviços de enfermagem.

 

    Como historicamente acontece no âmbito da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a cada ano, o conjunto de delegados das seções estaduais discutem e definem em assembleia o tema central da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). Após um amplo processo de discussão envolvendo representantes dos diversos estados brasileiros, o tema da 85ª SBEn foi definido em assembleia de 19 de dezembro de 2023 e retificado em assembleia de 08 de fevereiro de 2024. Assim, a 85ª SBEn acontecerá no período de 12 a 20 de maio de 2024 e terá como tema central: 

 

ROMPER ‘BOLHAS’ NO MUNDO ATUAL PARA O RESISTIR E O COEXISTIR DA ENFERMAGEM"

 

    As discussões em torno da construção do tema remetem às necessidades de conhecimento e reconhecimento da nossa história com suas conquistas e desafios, contradições e dilemas que envolvem a formação na atualidade e no mundo do trabalho, com novas áreas/espaços de atuação, além dos desafios em torno do fortalecimento das organizações políticas da categoria para fazer frente aos problemas que comprometem o trabalho digno.

   A enfermagem brasileira representa o maior contingente profissional no país, que sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS) e que consegue mobilizar bandeiras importantes. No entanto, contraditoriamente, as conquistas concretas em torno da valorização econômica e condições de trabalho, bem como a presença em espaços de decisão ainda são desproporcionais.

    Logo, tem-se um conjunto de trabalhadoras(es) que necessitam cotidianamente exercer uma capacidade de resistência a um processo histórico de precarização e, que ao mesmo tempo, precisam desenvolver a capacidade de coexistência junto a outros sujeitos sociais e até mesmo a outras formas de vida na Terra, contribuindo para um planeta mais sustentável. Diante dos desafios atuais, somados a outros muito antigos, nos questionamos frequentemente: Por que não conseguimos romper com as adversidades, do mundo real e virtual, que impactam trabalhadores e trabalhadoras do campo da enfermagem? Até quando continuaremos mantendo a divisão técnica e social do trabalho em enfermagem, que afasta profissionais de nível médio e superior? Permaneceremos construindo distanciamentos entre os espaços de formação e dos serviços de saúde, ou mesmo entre os níveis de atenção à saúde?

   Essas e tantas outras ‘bolhas’, especialmente as virtuais, que insistem em aprisionar o campo da enfermagem vêm permanentemente sustentando o modelo biomédico e refletindo em práticas profissionais pouco sistematizadas e baixa participação política das categorias da enfermagem o que, por consequência, fragiliza nosso fazer com impactos significativos sobre o cuidado em saúde, contribuindo para a invisibilidade das trabalhadoras e dos trabalhadores da enfermagem em nossa sociedade.

   Assim, o significado de romper ‘bolha’, que o tema da 85ª SBEn quer provocar, significa olhar a realidade sob um outro ângulo, assumindo riscos e responsabilidades como parte de um processo; mas, que também possamos buscar aliados e parcerias nos diversos espaços da sociedade. Desta maneira, tornar mais efetiva a resistência e nossa forma de coexistir no mundo com mais solidariedade e ações coletivas.


    A realização da 85ª SBEn na Bahia (SBEn Ba) contará com diversos espaços que acontecerão tanto no formato online quanto presencial e híbrido, construídos na articulação com diferentes instituições baianas. A programação completa está bem sortida, graças às parcerias institucionais que estamos amadurecendo nessa gestão.

 

    A gente se encontra! 

 

 

(...)  As discussões em torno da construção do tema remetem às necessidades de conhecimento e reconhecimento da nossa história com suas conquistas e desafios, contradições e dilemas que envolvem a formação na atualidade e no mundo do trabalho, com novas áreas/espaços de atuação, além dos desafios em torno do fortalecimento das organizações políticas da categoria para fazer frente aos problemas que comprometem o trabalho digno. (Leia mais...).

 

 

O que encontro no caderno?

 

QUESTÕES PARA REFLEXÃO
OBJETIVOS
TEXTOS DE APOIO
MATERIAIS RECOMENDADOS PARA AMPLIAR A REFLEXÃO
ASPECTOS OPERATIVOS E ORGANIZACIONAIS
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS LOCAIS