Sobre a Aben Bahia

Quem Somos?

 

A Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn "é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas, físicas e jurídicas — Enfermeiros; Técnicos de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação ou de Pós-Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional em Nível Técnico de Enfermagem; Escolas, Faculdades, Cursos ou Departamentos de Enfermagem, e Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas — que a ela se associam ou se filiam, individual e livremente, para fins não econômicos. Tem número ilimitado de associados e filiados, e se organiza por meio de suas Seções e dos Núcleos a elas vinculados, no Distrito Federal e em cada estado da federação brasileira, sob a direção de uma Diretoria Nacional" (Estatuto Social).

 

Somos a mais antiga entidade representativa de trabalhadoras do campo da Enfermagem no Brasil, fundada em 1926, junto à formação da primeira turma de "Enfermeiras Diplomadas" do Brasil, como  Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas, que a partir de 1954 passou a se denominar Associação Brasileira de Enfermagem.

 

A ABEn tem uma base estrutural e organizativa composta por suas Seções e Núcleos em cada estado e no Distrito Federal. A nossa Seção Bahia, surgiu em 1948, também com a formação da primeira turma de Enfermeiras formada pela Escola de Enfermagem da Universidade da Bahia (Hoje UFBA).

 

Como ser parte?

 

Profissionais e estudantes do Campo Profissional da Enfermagem podem se vincular por três categorias de associação:

 

ASSOCIADA(O) EFETIVA(O)

Profissional do Campo da Enfermagem - Enfermeira(o), Técnica(o) ou Auxiliar em Enfermagem formada(o) (ou com diploma reconhecido por revalidação) por Instituição de Ensino competente no Brasil.

 

ASSOCIADA(O) ESTUDANTE

Estudante do Campo Profissional da Enfermagem - estudantes de instituição de ensino do país, reconhecida, comprovando que o interessado se encontra matriculado em curso de Graduação em Enfermagem ou de Educação Profissional em Nível Técnico de Enfermagem, comprovando anualmente a sua condição de estudante.

 

ASSOCIADA(O) ESTRANGEIRA(O)

Profissional do Campo da Enfermagem de outra nacionalidade.

 

Instituições com personalidade jurídica podem se vincular por filiação à ABEn:

 

FILIADA

Escolas, Faculdades, Cursos (de Graduação, Pós-Graduação e de Nível Técnico Profissionalizante) ou Departamentos de Enfermagem, e Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas.

 

 

Como nos organizamos?

 

A Seção está organizada da seguinte forma:

 

Órgãos de Deliberação:

 

a) Assembleia Geral Estadual (AGE)

 

É o órgão máximo de deliberação da Associação no estado, responsável pelo estabelecimento de diretrizes para o cumprimento de suas finalidades, naquilo que não concorra com as competências da Assembléia Nacional de Delegados (AND).

 

Dela podem participar, com direito a voz e voto, todas(os) Associadas(os) do estado.

 

b) Conselho Deliberativo

 

Órgão de deliberação subordinado à AGE em que se delibera sobre estratégias para operacionalização da política de trabalho da Seção. Enquanto a AGE delibera sobre diretrizes e questões mais amplas da Seção, este conselho delibera sobre questões operacionais, com um nível de especificação maior do que é possível deliberar em AGE.

 

Órgão de Administração e Execução:

 

A dministração e execução da política de trabalho da Seção é de responsabilidade de sua Diretoria, que é eleita entre associadas(os) efetivas(os) para mandatos de três anos, junto com as eleições gerais da Diretoria Nacional.

 

A Diretoria da Seção Bahia tem a seguinte conformação:

 

I - Presidência

II - Vice-Presidência

III - Secretaria Geral

IV - Diretoria Financeira

V - Diretoria de Educação em Enfermagem

VI - Diretoria de Estudos e Pesquisas em Enfermagem

VII - Diretoria de Desenvolvimento da Pratica Profissional e do Trabalho de Enfermagem

VIII - Diretoria de Comunicação Social e Publicações

 

 

Órgãos de Assessoria e Consultoria:

 

a) Conselho Consultivo Estadual de Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas

 

Órgão vinculado à Diretoria de deselvolvimento da Pratica Profissional e do Trabalho de Enfermagem, formado pelos Departamentos científicos da ABEn-BA e por Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas filiadas à ABEn filiadas à ABEn

 

b) Conselho Consultivo Estadual de Escolas e Cursos de Enfermagem

 

Órgão vinculado à Diretoria de de Educação em Enfermagem, formado por escolas e cursos de formação profissional para o Campo da Enfermagem filiados à ABEn.

 

c) Departamentos e Comissões

 

No âmbito das Seções também podem ser organizados Departamentos Científicos e Comissões, construindo no âmbito dos estados a capilarização dos órgãos instituidos nacionalmente. Os departamentos e comissões são compostos por Associadas(os). Na ABEn-BA, estão previstos para serem instituídos na gestão 2020-2022:

 

Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem - COMSISTE - BA
Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica -  DCEG-BA

Departamento de Enfermagem na Atenção Básica - DEAB-BA

 

d) Comitês Temáticos

 

Os Comitês Temáticos têm o objetivo de contribuir para a discussão de aspectos relacionados aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, e aos Estudantes de Enfermagem, ou de outros temas que sejam de interesse relevante para a Enfermagem. Atualmente, existentes no âmbito nacional, que precisam ser organizados na Seção Bahia, temos:

 

Comitê de Técnicos de Enfermagem

Comitê Estudantil

 

Órgão de Fiscalização:

 

a) Conselho Fiscal Estadual

 

Órgão composto por três membros titulares e três suplentes, eleitos entre associadas(os) efetivas(os) em AGE com mandato de três anos, coincidindo com o mandato das diretorias.