VACINA PARA TODAS, TODOS E TODES PELO SUS, JÁ!

 

A Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia está junta com as inúmeras e mais variadas organizações e movimentos sociais e populares na luta pela vacinação contra o COVID-19 pelo SUS para todas, todos e todes!

 

Consideramos que o que esse governo federal está fazendo na condução dessa questão é, talvez, o maior dos absurdos que já cometeu até aqui, ao desconsiderar que temos o maior Programa de Imunização do Planeta, apagado sob a imagem de um ministério que parece ter “caído de paraquedas” num terreno desconhecido.

 

Por mais problemas que o SUS apresente, nunca houve qualquer dúvida sobre a capacidade e efetividade de nosso Programa Nacional de Imunização, ameaçado agora por uma “logística” incompetente e inconsequente e por essa campanha nefasta antivacina. Pior, ao permitir a compra e a venda dos imunobiológicos pelo setor privado o governo contribui para sucatear ainda mais o sistema, interferindo na lógica de distribuição e cobertura populacional, onde está o fundamento de sua efetividade. Isso pra não aprofundar na discussão sobre o descalabro que tal permissão representa em termos de equidade de acesso, de direito à cidadania, atacando o SUS em seus princípios basilares de universalidade, integralidade e equidade. Importante considerar que cada milhar de dose de vacina fabricada no planeta hoje ainda está muito aquém de garantir a imunidade coletiva universal, capaz de bloquear a transmissão do vírus. Portanto cada dose adquirida pelo setor privado, neste momento, significa menos doses direcionadas a um planejamento estratégico que busque a efetividade do efeito da vacina na proteção da população com um todo.

 

O nosso País, apesar de todo desmanche em curso, ainda é um Estado Democrático de Direito em que a Saúde é direito de Todas, Todos e Todes e dever do Estado!

 

Estes que estão no governo federal parecem tratar da vacina da forma com tratam do abastecimento da cerveja da caserna (como parecem considerar nossas instituições), escolhendo fornecedor pelo sabor do malte apreciado pelo gosto da maior autoridade do lugar e pelo benefício pessoal que a proximidade com o fornecedor possa trazer de àquele que encomendar a compra. E ainda com essa estupidez de dia D e hora H marcando a inépcia de uma gestão que não tem capacidade para definir prazos, aprisionada na disputa inclassificável em que o presidente da república se colocou com governador de São Paulo sobre quem dará a primeira dose.

 

Enquanto mais de mil vidas de brasileiras e brasileiros voltam a ser ceifadas diariamente pela doença, assistimos a esse desprezo generalizado a princípios de cientificidade, planejamento, oportunidade, eficiência, publicidade, moralidade... Já passamos dos 205 mil mortos! Nossas irmãs e irmãos em Manaus padecem num caos, com recorde em sepultamento diário!

 

Não podemos mais seguir com esse show de horrores desse desgoverno negligente e assassino!

 

Não podemos permitir que essa situação permaneça incólume ante toda a sociedade que tem na sua história a luta pela construção de um Sistema de Saúde para todas, todos e todes, equânime e integral!

 

Por isso a ABEn-BA se junta a todas as organizações e movimentos sociais e populares nesse grito de “Basta!”

 

Defendemos:

 

Vigilância à Saúde estruturada e atuante!

 

Atenção Integral assegurada universalmente!

 

Proteção social a todas e todos, especialmente as mais vulnerabilizadas/os!

 

e

 

Vacina para Todas, Todos e Todes pelo SUS Já!

 

Com tiranos não combinam brasileiros corações!!!

 

Salvador, 14 de janeiro de 2021

 

#VacinaçãoJÁ #VacinaparaTodaseTodos #VacinaçãoSomentenoSUS #ObrasilprecisadoSUS

 

BAIXAR EM PDF