GTCOM fx.jpg

Juntando braços e reunindo força: a ABEn-BA agora tem um GT de Comunicação Social: GTCOM

 

 

              

                      No dia 12 de abril de 2021 reuniu-se virtualmente o então grupo de entusiastas da constituição de um Grupo de Trabalho em comunicação para a ABEn Bahia. Considerando a importância de canais de diálogo e informação entre abenistas, a visibilização das atividades da entidade e a proximidade da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) na Bahia, os trabalhos em comunicação apresentam-se como sendo de interesse estratégico e urgente. Insurge como demanda o fortalecimento à diretoria de comunicação com a oficialização de um Grupo de Trabalho próprio: o GTCOM.


                     Estavam presentes as abenistas Emanuela Cardoso, Gustavo Menezes, Tiago Leal, além do presidente da seção, Tiago Parada e diretora de Comunicação Social e Publicações da Aben Bahia, Milena Bastos.


                     Juntando-se aos motivos acima citados, a proposta de construção de um Grupo de Trabalho em comunicação aproxima-nos do objetivo específico do Plano de Trabalho da Gestão 2020-2022 de “desenvolver projeto de comunicação que fortaleça e dê visibilidade ao trabalho da ABEn-Ba, fortalecendo e promovendo a comunicação com as Seções e aproximação com os profissionais através das redes sociais” estando as ações do GT, inclusive, já inseridas no contexto de organização da SBEn na Bahia. Assim, iniciamos diálogos sobre as possibilidades.


                      Conversou-se sobre a importância de conformar diretrizes que possibilitem nortear as ações e construções do Grupo, tanto para constituir consistência quanto para que possam ser reproduzidas por quem mais se interesse em ajudar. Nesse sentido, importa definir os objetivos e o caráter das práticas: políticas, informativas, divulgadoras e mais. Serve de exemplo pensar, entre limites e possibilidades, como vem sendo tratada a política de comunicação social pela entidade em âmbito nacional.


                     Ainda foi pensado um processo de educação continuada para que possamos, cada vez mais, aprimorar o nosso trabalho, aparando arestas e melhorando com base nos objetivos estabelecidos.


                     Estamos em cenário de construção da SBEn, por isso também conversamos sobre a importância de relacionar os próximos passos do Grupo com a Semana.

 

                  Encaminhamos a formalização do Grupo de Trabalho de Comunicação Social (Portaria 04/2021); pensar os próximos passos do Grupo; visitar as páginas virtuais relacionadas à ABEn em busca de limites e possibilidades, como exemplo para como aprimorar a nossa; realização da primeira reunião do GTCOM para o dia 20 de abril, às 19h, quando daremos continuidade aos diálogos e início aos trabalhos.