cabeça noticia.jpg

 

ABEn Bahia participa de Plenária Geral  - Vacina para todos, Já!

 

A ABEn Bahia participou nesta quinta-feira, dia de comemoração do Senhor do Bonfim em Salvador, da Plenária Geral “Vacina para todos, Já!” juntamente com mais de 140 representações de entidades de organização de trabalhadores e populares, dentre centrais sindicais, sindicatos, partidos, parlamentares, movimentos populares de bairros e associações das mais diversas.

 

Tal movimento, articulado pelo SINDISAÚDE, teve como objetivo a organização de um “movimento pró vacinação contra a COVID 19 já”, de toda a população, no SUS! O evento buscou mobilizar entidades populares, sindicais, instituições de direitos humanos e gestores públicos, para elaborar estratégias para pressionar o governo a adotar um Plano Nacional emergencial de vacinação. 

 

“Não podemos permitir que o acesso à vacina seja privilégio de quem pode pagar, como querem alguns segmentos das elites brasileiras... Precisamos da participação de todos e todas nessa batalha que é em defesa da saúde e da vida” (trechos de mensagens no grupo de whatsapp que mobilizou o evento, postadas por Aladilce Souza, enfermeira, ex-vereadora do município de Salvador e coordenadora de comunicação do SINDSAUDE)

 

Em sua fala o presidente da a ABEn-BA, Tiago Parada, representou o Comitê de Enfermagem para Enfrentamento da COVID-19 na Bahia e o Fórum de Entidades de Trabalhadoras e Trabalhadores de Saúde do Estado da Bahia, defendendo: Vigilância à Saúde estruturada e atuante; Atenção Integral assegurada universalmente; Proteção social a todas e todos, especialmente as mais vulnerabilizadas/os; e Vacina para Todas, Todos e Todes pelo SUS Já!

 

Na oportunidade foi criado o “Comitê Baiano pela vacinação pelo SUS já!” e as entidades subscreveram o manifesto nacional "Vacinar no SUS é um direito de todas e todos e um dever do Estado".

 

Para assistir a Plenária - clique aqui

Para acessar o texto do Manifesto Nacional - clique aqui