SBp1fx3.jpg

Primeira reunião organizativa da 82ª SBEn da Bahia

 

 

               No último dia 10 de março foi realizada a primeira reunião para construção da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), de forma articulada na Bahia, em 2021.

 

               Foram convidadas as coordenações de cursos (graduação e ensino técnico) e também de serviços de toda a Bahia. Estiveram representadas 12 instituições de ensino e 11 serviços de saúde, incluindo pessoas do interior e da capital. O presidente da ABEn Bahia, Tiago Parada, fez um resgate histórico da organização da Semana Brasileira de Enfermagem e a importância dessa e de outras ações da ABEn no cenário nacional e local. Outros diretores da entidade também trouxeram informações de ações estratégicas para fortalecer a articulação com os serviços, as instituições formadoras e também entre grupos de pesquisa aqui no estado. Toda a diretoria fez um chamado para que os/as presentes ajudem a construir a ABEn no estado e ressaltaram que a SBEn é uma ótima oportunidade de disparar esse processo.

 

               A 82ª SBEn este ano terá como tema:

 

O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”

 

com debates em dois eixos:

 

Eixo 1- Em defesa do trabalho e da educação em Enfermagem: saúde, dignidade e valor

 

Eixo 2- Em defesa da sustentabilidade do SUS, da saúde e da vida em sua diversidade

 

               Num ambiente que valorizou a escuta dos participantes, foi conversado sobre o tema central e dado informes de como a SBEn vem sendo pensada nacionalmente. Como estratégia para o estado, foi abordado o propósito desse processo de mobilização, que visa respeitar a iniciativa de cada instituição que já promove a semana, estimular quem ainda não realiza, e nesse sentido tentar uma integração estadual e nacional para o desenvolvimento da programação, de modo a fortalecer e dar visibilidade ao campo da enfermagem. Visa, portanto, a conciliação de agenda e organização conjunta de espaços, cujo os temas forem de interesse comum e também dar ampla divulgação às programações específicas. Com isso, pretende-se evitar o congestionamento de lives e o esvaziamento de espaços importantes.

 

               Por fim foi apresentada uma primeira chuva de ideias com possíveis desdobramentos do tema central e foi proposta uma divisão dos participantes em três grupos, com o objetivo de levantar proposições para o que foram consideradas vertentes estratégicas da programação a ser construída: (1)Educação, (2)prática profissional e (3)pesquisa.

Os participantes que já se sentiram à vontade já se colocaram para compor um dos grupos e outros ficaram de fazer suas escolhas ou indicações posteriormente. Os grupos irão se reunir para construir propostas que serão amadurecidas na próxima reunião, a ser agendada.

 

               Portanto, as instituições que não puderam estar nesse primeiro momento, já estão convidadas a comporem um desses grupos e estarem conosco nas etapas que se seguem dessa potente articulação.