SBp2fx1.jpg

Segunda reunião organizativa da 82ª SBEn da Bahia

 

 

               No último dia 24 de março foi realizada a segunda reunião para construção da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), de forma articulada na Bahia, em 2021.

 

               Foram convidadas as representações das entidades parceiras, Sincato dos Enfermeiros do Estado da Bahia - SEEB, Sindicato dos Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem do trabalho e Técnicos de Patologia Clínica do Estado da Bahia - SINTEFEM e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia - SINDSAUDE e representação da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem - ENEEnf.

 

              Foi feita a apresentação da proposta em construção da 82ª SBEn da Bahia e o resgate do  que foi  realizado até então. Também foram apresentadas a proposta de site em que se pretende divulgar a programação integrada; a programação Nacional; e os grupos de trabalho que estão discutindo as vertentes estratégicas da programação a ser construída: (1) Educação, (2) Prática profissional e (3) Pesquisa.

 

               As entidades reafirmaram o lugar de parceria na construção da Semana, disponibilizando apoio para as estratégias de comunicação, propondo temas para discussão e sugerindo articulações para atos políticos mais abrangentes durante a 82ª SBEn. Ficou pactuado que as entidades terão uma representação naqueles GT’s. Foi fortalecida  construção de uma agenda articulada da programação da SBEn (nacional, estadual e local) com abertura e encerramento de forma unificada na Bahia. Para os próximos passos está previsto o início da etapa operacional, com reunião geral agendada para dia 07 de abril, com objetivo de conformar as comissões operativas.

 

               Importante colocar que já temos programação nacional (clique aqui), portanto as insitutuições já podem inseri-la em suas programações locais.

 

               O tempo ("físico") segue acelerado, os tempos ("históricos") seguem sombrios, mas precisamos seguir na luta pois "o vírus não se cansa", a roda viva não cessa, e amanhã enfermeiras, técnicas e auxiliares em enfermagem não vão poder "ficar em casa" pois estarão enfrentando a "tempestade". Não somos anjos nem heroínas, mas temos dentro de nós uma chama que se torna mais forte com o contato com as outras e, unidas, poderemos, sim, fazer frente a essa treva obscura que insiste em se reproduzir e nos render. Também não há salvador ou salvadora que nos retirarão das amarras históricas em que se encontram nossos corpos (em grande maioria femininos e negros), enredados nas tramas de um "sistema" muito bem organizado e consolidado para extrair a vitalidade que exprimimos em nossas práticas de cuidado; mas um "sistema" que não nos permite colher dos benefícios que nosso fazer proporciona a essa "totalidade" que requer nosso cuidado para se manter.

 

               Só nós temos nas mãos (nossas) a "feitura" do que pode nos libertar. E ainda há muito o que pensar e o que fazer!

 

               Venha conosco!

 

            Pois como bem nos ensina o saudoso poeta de coração cachoeirano, Damário Dacruz, muito apropriadamente nesses tempos em que o ar vira recurso escasso e o soprar pode representar o limiar entre a vida e a morte:

 

 

 

Não somos

calendários caldos

à mercê dos dias

em tempestades.

 

O tempo

é outro em instantes...

 

A vida

é outra em instantes...

 

E tudo muda

com nosso sopro

contra a ventania.

 

FEITURA (Damário Dacruz)