SBp3fx1.jpg

Os Grupos de Trabalho Temáticos avançaram na construção da 82ª SBEn da Bahia

 

 

               Nesta semana os Grupos de Trabalho Temáticos, que tinham como tarefa construir propostas para o debate do tema da 82ª SBEn, "O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, a partir dos subeixos: Educação, Pesquisa e Práticas profissionais e Trabalho.

 

               Os grupos, via reuniões on-line e outras estratégias virtuais, discutiram e produziram temas para Lives principais na programação geral; temas específicos como sugestão para as programações locais e proposições complementares à realização das Lives com estratégias de comunicação e mobilização.

 

              Uma enquete em nossa página no Instagram revelou que o turno mais interessante para a realização dessas Lives da programação geral é o noturno e a rede social para transmissão, Youtube, seguido do Instragram. 

 

             Assim, segue a construção de nossa Semana Integrada com a proposição de Lives em que se debaterão os temas (ainda provisórios): "Tecnologias de Informação e Comunicação na formação e no trabalho da(o) Enfermeira(o): um caminho sem volta?" ; "Potencialidades, desafios e tendências da pesquisa em Enfermagem na pandemia"; "Aspectos éticos e legais e estratégias para a condução da pesquisa no contexto da pandemia"; "A pesquisa na formação em enfermagem e os  impactos da pandemia"; "O que faz uma trabalhadora de enfermagem na Atenção Primária à Saúde na pandemia da Covid-19? Demarcando visibilidade e valor"; "O trabalho em Enfermagem na “linha de frente”: da precarização ao cuidado do outro e de si"; "Trabalhadoras de enfermagem à frente de processos decisórios na gestão do enfrentamento da pandemia".

 

             Hoje, dia 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde, dia de reafirmação da luta em defesa de nosso SUS, que, em que pesem as fragilidades a que já estava submetido, é o que nos tem permitido algum enfrentamento a essa catástrofe sanitária em nosso país, mesmo sob os desmandos e contradições da gestão Federal. Neste dia teremos outra reunião organziativa, geral, com todas as entidades e instituições parcerias, aberta a associadas(os). A potência que temos conseguido reunir nesse processo coletivo de construção de nossa 82ª SBEn reforça nosso lugar nessa luta, que é cotidiana e na qual o campo da enfermagem é fundamental!

            Finalmente, infelizmente, hoje também os noticiários já anunciam outro récorde macrabro, em que ultrapassamos o numéro de 4 mil vidas perdidas pela COVID-19 em 24 h no país. Precisamos construir os tempos da aurora, não como uma extinção de dores, não de forma imediata (como desejaríamos), mas com um acenar de movimento que inspire mudança real de "postura", de "disposições". Assim, hoje vamos com o poeta pernambucano Samuca Santos, nos falando sobre re.visão:

 

 

 

nada de pena

de sísifo

e sua pedra

ladeira acima

 

do ato

,vê-la rolando

ladeira abaixo

é seu aprendizado

 

:todo dia nasce

um novo dia

e a vida

não é só mitologia

 

re.visão (Samuca Santos)

 

 

 

Sigamos em frente!

 

Viva o SUS!!!

 

 

                  Foram parceiras e parceiros nessa etapa, participando dos GT de Educação, Pesquisa e Práticas Profissional e Trabalho, e seguem conosco:

 

Alisson Jones Cazumbá Cerqueira Pinto (Loco NE I, DAEnf UNEB campus I);
Ana Dulce Santana (Faculdade Santa Casa);
 Carlos Eduardo Moreira Soares  (Secretaria de Saúde de Miguel Calmon);
Dejeane de Oliveira ( Profa. Adjunta do Departamento de Saúde da UESC);
Edenise Batalha (Profa. Assistente do Departamento de Ciências da Vida da UNEB);
 Elaine da Silva Freitas Araújo (Sintefem);
Hayana Leal Barbisa (FTC - Feira de Santana);
 Heide Evangelista Maria dos Santos (Sintefem);
José Lucio Costa Ramos (EEUFBA);
Juliana A. Leite Leal (Professora Adjunta do Departamento de Saúde da UEFS);
 Lívia Pereira (Profa. temporária do Departamento de Ciências da Vida da UNEB, Salvador);
 Mayara Leticia Matos de Menezes Raposo (SOBEST);
Paulo Roberto Lima Falcão do Vale (Docente UFRB);
 Queuam Ferreira Silva de Oliveira (Faculdade Irecê/ PAHD Hemodiálise);
Rosana Santos Mota (HUPES); Aline Soares da Silva (HUPES);
Simone Cardoso Passos (EBMSP);
Tercilia  Maria Sousa Soares (Discente do programa de pós graduação em enfermagem/ mestrado profissional da UESC).